Tudo o que precisa saber para economizar na obra: 5 dicas infalíveis

Compra com troco
25 de abril de 2020
De geração para geração, conheça a história da Comercial JD, empresa passada de pai para filho
18 de setembro de 2020

Construir uma casa, ou mesmo, fazer uma pequena reforma é uma tarefa complicada, que demanda tempo, finanças e claro, um bom planejamento para evitar problemas futuros. 

Com alguns pequenos truques, é possível ter um lugar aconchegante, confortável e o principal, economizando bastante. Continue nos acompanhando no decorrer deste post que separamos dicas para que possa economizar na obra.

1 – Um bom projeto faz toda diferença na hora de economizar na obra

Um bom projeto consiste na descrição escrita, em detalhes, de um determinado empreendimento, imóvel ou produto. Dessa forma, fica mais fácil calcular gastos com pessoal, saber a quantidade de material necessário, o custo total da obra e o prazo em que estará finalizada, além de ser possível prever quais resultados serão alcançados.

Durante a etapa, é interessante a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil (e se possível, os dois profissionais) para te orientar sobre cada passo a ser tomado, e assim, economizar na obra. 

O arquiteto é a escolha mais precisa para elaboração do projeto, ele irá detalhar os processos desde a fundação até o acabamento. O engenheiro, por sua vez, também faz todo o “desenho da obra” e calcula a estrutura, apesar de seu trabalho não ser tão detalhado, sua contratação é mais viável do ponto de vista financeiro.

Além disso, você também precisa estar atento a contratação de mão de obra capacitada. Afinal, não adianta nada ter um bom projeto em mãos e não ter condições de executá-lo. É importante que os pedreiros, mestres de obras, serventes e demais profissionais envolvidos com a sua obra sigam as normas para Construção Civil. 

2 – Invista em algum organizador de finanças

Outra dica para você que deseja economizar na obra, que pode até parecer simples, mas muitos nem levam em consideração, é organizar as finanças a fim de evitar problemas futuros. Para isso, existem alguns aplicativos que podem ser baixados na Play Store ou App Store, como por exemplo, Organizze, Guia Bolso, We Heart It, My Measures, Coral Visualizer, dentre outros.

3 – Cuide bem dos materiais

Durante toda o processo de construção de uma casa, alguns imprevistos acontecem, dentre eles, a perda de algum material por causa da chuva. Para evitar que isso aconteça e consequentemente, economizar na obra, alguns cuidados são necessários:

  • Estoque o insumo de forma correta;
  • Evite exposição ao sol, chuva ou qualquer outro elemento que pode danificar o material.
  • Atente-se ao local onde as ferramentas estão guardadas para evitar acidentes.

4 – Construa em etapas

Para economizar na obra, ainda mais, outra possibilidade é construir sua casa em etapas. Dessa forma, você dá mais atenção, primeiramente, a sistemas elétricos e hidráulicos, ou seja, as partes essenciais. Para depois, se atentar a parte secundária da construção.

5 – DIY, ou melhor, Faça Você Mesmo

E que tal, economizar na obra, colocando, literalmente a mão na massa? Você pode pintar as paredes e até mesmo, assentar os pisos, e dessa forma, evitar contratar apenas para esse serviço. Além disso, dá para montar o jardim ou horta, reformar alguns móveis, ou criar a partir de um móvel antigo. Nesse quesito, sua única preocupação é apenas saber o que de fato consegue fazer, para evitar retrabalho por parte de terceiros.

Agora, que já aprendeu bastante sobre obras e como economizar gastos, é hora de acionar a Comercial JD para a compra de materiais. Temos o melhor preço e melhores condições para tenha a casa dos sonhos e consiga economizar na obra, sem abrir mão do que realmente deseja.