Piso vinílico ou laminado? Saiba quando escolher cada um

Modelo Banheiro Comercial Jd
Surpreenda na decoração: descubra 9 dicas para banheiro e arrase!
18 de dezembro de 2019
4 Dicas de reformas que você mesmo pode fazer em casa
3 de abril de 2020
piso laminado

Escolher entre um piso vinílico ou laminado vai muito além da questão estética. Leia o artigo e descubra quando você deve escolher um ou outro tipo.

Escolher o piso a ser instalado dentro de casa é um ponto fundamental para quem está na reta final da construção ou reforma do ambiente. Entre os mais conhecidos e vendidos, estão o piso vinílico e o piso laminado – e será exatamente sobre eles que vamos falar neste artigo.

Continue lendo e descubra as principais características de cada um desses pisos, bem como suas vantagens e desvantagens.

Piso vinílico

Feito a partir do cloreto de vinila, ou o popular PVC, o piso vinílico é excelente para áreas internas que não recebem luz solar de forma intensa, como sala, quartos e escritórios. Vendido em placas, réguas ou mantas, esse tipo de piso permite a personalização e a inovação dos cômodos da casa, uma vez que seu acabamento é de alta qualidade.

Vantagens

O piso vinílico apresenta um ótimo desempenho acústico quando instalado, pois não faz barulho ao andar. Por conta disso, é bastante instalado em apartamentos, principalmente o daquelas pessoas que têm animais de estimação.

Além dessa vantagem quanto aos ruídos, há também a questão da conservação da temperatura, uma vez que o piso vinílico se adequa àquela que está presente no espaço.

Desvantagens

Apesar de ser um piso ecologicamente correto, o piso vinílico não pode ser aplicado em áreas molhadas, como o banheiro, pois não tem boa resistência à água – mesmo suportando, ele não pode ser submerso. Por isso, recomenda-se que a sua limpeza seja realizada com um pano úmido torcido com sabão neutro.

Piso laminado

Composto por camadas de materiais que derivam da madeira, o piso laminado também é frequentemente instalado em áreas internas que não estejam em contato direto com água, além de poder ser usado em estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes.

Disponível em lâminas de diversas larguras e comprimentos, esse piso possui aglomerados de fibras de alta densidade e sua camada superior vem protegida por uma resina melamínica.

Vantagens

Dentre as vantagens do piso laminado, está a sua sofisticação. Ademais, ele é muito fácil e rápido de ser instalado, fazendo com que a rotina do ambiente seja retomada logo no dia seguinte à sua instalação.

Desvantagens

Assim como o piso vinílico, o piso laminado também não é muito resistente quando colocado em contato direto com água. Então, a dica é limpá-lo com um aspirador de pó ou uma vassoura com pelos ou cerdas macias.

Fora isso, esse tipo de piso também apresenta propagação de ruídos de maneira exacerbada. Portanto, para resolver a questão, é necessária a instalação de uma manta acústica sobre o contrapiso.

___

Independentemente do piso que você irá escolher para instalar em sua casa, a Comercial JD tem disponível as melhores marcas com os melhores preços. Venha até a nossa loja e confira as opções que temos para você. Estamos te esperando!