Entenda as diferenças entre 6 tipos de tinta existentes no mercado

Pisos e Porcelanatos
Porcelanato acetinado ou polido?
18 de dezembro de 2019
Modelo Banheiro Comercial Jd
Surpreenda na decoração: descubra 9 dicas para banheiro e arrase!
18 de dezembro de 2019
Tintas Comercial Jd

Por conta da grande variedade de tipos de tinta que existem no mercado, é necessário saber o que diferencia cada uma – e nós vamos explicar exatamente isso. Confira!

Escolher o tipo certo de tinta para as paredes da sua casa é fundamental, uma vez que são elas que proporcionam a devida proporção que precisam, bem como dão aquele charme especial no ambiente.

Pensando nisso, separamos neste artigo 6 tipos de tinta mais utilizados na hora do acabamento de uma obra (ou de uma reforma). Leia abaixo!

Látex

Tipo de tinta mais utilizado em ambientes internos, a tinta látex possui como base a água, o que garante maior facilidade na hora de limpar a parede, bastando apenas um pano úmido – mas, atenção, ele não pode ser esfregado sobre a superfície.

Dentre suas vantagens estão o seu acabamento, sua secagem rápida e o baixo odor típico de pintura. Porém, não é indicada para áreas molhadas nem as que requerem um acabamento com mais brilho, já que seu acabamento se apresenta apenas no fosco.

Acrílica

Com aspecto bastante parecido com o látex, a tinta acrílica possui secagem rápida e é solúvel em água. Por ter resinas acrílicas em sua composição, esse tipo de tinta proporciona à pintura características impermeáveis, o que faz com que seja muito usada em ambientes externos. Entre os tipos de acabamentos que são disponíveis para venda, encontram-se o fosco, o semibrilho e o acetinado.

Esmalte

Desenvolvida especificamente para substituir as tintas a óleo, as quais eram tóxicas, a tinta esmalte é um tipo de tinta sintética muito indicada para superfícies de ferro ou madeira. Por proporcionar uma espécie de película sobre o local em que foi utilizada, sua aplicação não é indicada para paredes, pois bolhas ou descascamentos podem surgir.

Epóxi

Se a sua casa possui ambientes que estão em contato direto com a água, a tinta epóxi é a mais adequada para ser utilizada. Isso se deve ao fato desse tipo de tinta apresentar boa resistência a produtos químicos, como os de limpeza.

Poliuretano

Assim como a tinta epóxi, a tinta poliuretano é sintética e não solúvel em água. Também aplicada em áreas molhadas ou até mesmo inundadas, esse tipo de tinta pode ser a solução para banheiros, cozinhas e caixas d’água.

Verniz

A tinta verniz tem a finalidade de proteger superfícies como concreto, ardósia, tijolo à vista e, principalmente, madeiras que estejam em ambientes externos. Ela encontra-se disponível em várias cores e acabamentos, o que proporciona um aspecto mais belo ao final de sua aplicação.

_____

Com todas essas dicas que disponibilizamos aqui, fica muito mais fácil saber qual tipo de tinta usar em cada ambiente da casa, não é mesmo? Mas não se esqueça: para a pintura ficar condizente com o esperado, uma mão de obra qualificada para o trabalho, tal como materiais de qualidade, é imprescindível.

Por isso, venha até a Comercial JD para conferir as ofertas imperdíveis que preparamos para você!